O que é o projeto?

O "Minha Cidade Limpa!" é um projeto destinado a oferecer para pessoas, prefeituras e empresas um espaço para que possam divulgar suas ações relacionados ao meio ambiente e qualidade de vida.

Nesse espaço cada cidadão tem a oportunidade de se informar, fazer comentários, cobrar soluções das autoridades e apresentar projetos e sugestões que tragam melhorias para sua comunidade ou região.

O objetivo principal do projeto, é mobilizar e conscientizar a população e instituições sobre a importância da questão ambiental.

Na cidade de Guidoval, em parceria com o MEG(Movimento Ecológico Guidovalense), já foram desenvolvidas várias ações voluntárias voltadas para importância da preservação do meio ambiente, como por exemplo, a limpeza das margens do rio Xopotó, Palestras nas escolas, eventos culturais, etc...

As premissas do projeto são:

  • Promover um canal com informações de utilidade pública
  • Conscientização Ambiental
  • Reenvidicar Soluções das Autoridades
  • Promover a Sustentabilidade
  • Educação Urbana

A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um tema literalmente estratégico e urgente.

A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando sobre os estoques naturais da Terra, comprometendo as gerações atual e futuras segundo o Relatório Planeta Vivo 2002.

O grande desafio da humanidade é promover o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente. Sabemos que o tempo está se esgotando, mas não agimos para mudar completamente as coisas antes que seja demasiado tarde. Diz-se que uma rã posta na água fervente saltará rapidamente para fora, mas se a água for aquecida gradualmente, ela não se dará conta do aumento da temperatura e tranqüilamente se deixará ferver até morrer. Situação semelhante pode estar ocorrendo conosco em relação à gradual destruição do ambiente natural. Hoje, grande parte da sociedade se posiciona como mero espectador dos fatos, esquecendo-se de que somos todos responsáveis pelo futuro que estamos modelando. Devemos exercer a cidadania planetária, e rapidamente.

A conscientização ambiental de massa, só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente natural em nossas vidas. O meio ambiente natural é o fundamento invisível das diferenças sócio econômicas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O dia em que cada brasileiro entender como esta questão afeta sua vida de forma direta e irreversível, o meio ambiente não precisará mais de defensores. A sociedade já terá entendido que preservar o meio ambiente é preservar a própria pele, e fragilizar o meio ambiente, é fragilizar a economia, o emprego, a saúde, e tudo mais. Esta falta de entendimento compromete a adequada utilização de nossa maior vantagem competitiva frente ao mundo: recursos hídricos, matriz energética limpa e renovável, biodiversidade, a maior floresta do mundo, e tantas outras vantagens ambientais que nós brasileiros temos e que atrai o olhar do mundo.

Mas, se nada for feito de forma rápida e efetiva, as próximas gerações serão prejudicadas duplamente, pelos impactos ambientais e pela falta de visão de nossa geração em não explorar adequadamente a vantagem competitiva de nossos recursos naturais.

Voltar